Em estúdio, devemos tomar alguns cuidados na hora de iluminar certos produtos ou pessoas. Vejamos:
- Fotografar uma pessoa com roupa branca em um fundo branco: A luz de fundo deve ser +/- 2 pontos a mais que a luz principal.
- Para fazer um fundo branco ficar cinza é só tirar a luz de fundo. O tom de cinza dependerá da distância desta luz. Podendo até ficar preto, se não tiver luz nenhuma.
- A luz de cabelo pode ser maior que a luz principal. Vai depender do contorno que se pretende dar ao assunto.
- Para que os fundos coloridos fiquem claros, a iluminação do fundo deve ser maior que a principal. E menor que a principal para que eles fiquem em tons mais escuros.
- Tenha cuidado com a iluminação em fundo branco. Este é muito reflexivo, e sua volta pode gerar névoa no assunto, caso este esteja muito próximo ao fundo.
- Para eliminar sombras abaixo do queixo, podemos usar um rebatedor no colo do modelo.
- Para realçar os olhos do fotografado podemos usar uma luz de enchimento que pode ser feita com um snoot. Só tenha cuidado para não ficar mais forte que a luz principal.
Na hora de fazer um retrato devemos também ter cuidado com algumas características proeminentes do modelo. Não existe nenhuma fórmula técnica para isso, mas o fotógrafo deve ficar atento para identificar as melhores característica e as piores também. Para saber o que deve ser suprimido ou evitado.
- Compare o rosto inteiro com o perfil.
- Pessoas com olhos grandes e bem espaçosos, um retrato de frente com o modelo olhando diretamente para a câmera, poderá tirar melhor proveito deles.
- Nariz e queixo bem proporcionados podem gerar boas fotos de perfil.
Algumas características, proeminentes, podem ser suprimidas pela escolha do ângulo e da iluminação adequada.
- Uma iluminação lateral afina o rosto. Luz frontal arredonda.
- Um nariz é menos proeminente se visto de frente com luz difusa frontal.
- Orelhas grandes ficam menos visíveis em ¾ de perfil.
- Dobras na pele do pescoço ou queixo duplo, podem ser eliminados fazendo com que o modelo levante um pouco a cabeça e estique um pouco o pescoço em direção a câmera.
De modo geral, a luz difusa é a mais adequada. Sobretudo se usada numa posição frontal e colocada um pouco mais alta do que o modelo. Não quer dizer que esta luz seja a melhor em todos os casos, mas certamente a mais segura.
O backlight (iluminação do fundo) pode valorizar um retrato, delineando melhor os cabelos e a forma da cabeça, destacando o modelo do fundo.
_______________________________
Fotos: Tom Bol (topo) Gavin Hoey (lateral)
Texto: Márcia Costa